Brasil

Notizie

No dia 19 de maio, domingo, foi realizada a segunda missa do Ano Vocacional da Família Paulina, às 15h30min, na comunidade dos Padres e Irmãos Paulinos, Raposo Tavares, São Paulo, SP, presidida pelo Pe. Benedito Antonio Bueno, ssp. Antes da missa, aconteceu a Jornada Vocacional da Família Paulina, às 14h, saindo da comunidade das Irmãs Paulinas, Raposo Tavares, São Paulo, SP, com a presença de jovens e paroquianos das seguintes paróquias: Nossa Senhora de Nazaré, São João Batista e Santa Maria, Mãe de Deus.

No percurso da caminhada, rezou-se o terço por ordem de fundação e, em cada mistério, recordou-se um momento específico de cada congregação. Foi bonito ver os jovens carregando a imagem de Maria, Rainha dos Apóstolos, o banner do Ano Vocacional da Família Paulina, bem como seus diversos instrumentos cantando, gritando e, ao mesmo tempo, expressando a alegria de deixar-se contagiar pela cultura do encontro.

Na missa, Pe. Benedito Antonio Bueno, ssp, recordou aos jovens a importância da vivência do amor, mas não de qualquer amor, mas de um amor que nos leva a doar a nossa própria vida pela causa do evangelho. “Nisso consiste a nossa vocação. Se entre nós não existir amor, não estamos dispostos a viver como cristãos e tão pouco estamos preparados para ser discípulos missionários do Senhor”, acrescentou. Ao término da missa, Pe. Roni Hernandes, ssp, animador vocacional provincial, fez os agradecimentos finais e, em seguida, apresentou os vocacionados e vocacionadas da Família Paulina. Após a celebração eucarística, foi servido cachorro-quente para todos os participantes do evento.

No mais, agradeçamos a Deus pelo bom êxito da segunda missa do Ano Vocacional da Família Paulina e peçamos a Maria, Rainha dos Apóstolos, mãe de todas as vocações, que nos anime e nos acompanhe em nossa vida e missão. Que ela nos ajude nesse trabalho de lançar as redes em águas mais profundas.

A PAULUS Brasil lançou oficialmente, nesse mês, o Podcast PAULUS. Em um mundo cada vez mais digital e multiplataforma, é imprescindível termos novos formatos de acesso aos nossos conteúdos para o público de interesse. Mais do que isso, a proposta conduz de forma mais informal e leve os assuntos abordados em nossas obras permitindo um estreitamento maior com conteúdo, com a mensagem e com o próprio entrevistado.

Inicialmente nosso foco é a cobertura mais ampla dos nossos releases aos jornalistas e formadores de opinião, tendo a coordenação da assessoria de imprensa e trabalhos técnicos apoiados pelos estúdios FAPCOM.

Os primeiros materiais já estão disponíveis em: https://www.paulus.com.br/portal/imprensa/podcasts

Impulsionado pela proposta do Ano Vocacional da Família Paulina (2019-2020) e com o lema: “Reaviva o dom de Deus” (2Tm 1,6), o clérigo Paulino Deivid Rodrigo Tavares (Província do Brasil), compôs uma música como contribuição para celebrar esse importante evento.

Com a participação de alguns membros da Família Paulina do Brasil: Ir.  Jeane Aguiar (Pastorinha), Ir. Daiane Abreu (Paulina), Ir. Julia Almeida (Discípula), Ir. Francesca Carotenuto (Apostolina), Cl. Iorlando Rodrigues (Paulino), Cl. Deivid Tavares (Paulino) e Eurivaldo Ferreira, no apoio e regência coral, o hino nasce com esse intuito de reacender ainda mais o carisma paulino na Igreja e no mundo.

Abaixo, em anexo, segue a partitura e o link do vídeo, a fim de que todos apreciem, aprendam e cantem difundindo mais o nosso carisma e nossa missão.

REAVIVA O DOM DE DEUS (PDF)
Letra e música: Deivid Rodrigo Tavares, ssp

Na Família Paulina reluz a cor de muitos dons.
Mãos que acolhem e doam
a viva graça recebida de Deus.

Água e terra tão necessárias
para a semente germinar.
Vocação também é assim:
crescer, dar vida, prosperar...

Pela oração e o testemunho,
alicerces desta missão. (bis)

Reaviva o dom de Deus
no carisma da comunicação,
anunciando a Boa-Nova.
Reaviva o dom de Deus. (bis)

 

Os Paulinos do Brasil, juntamente com toda a Família Paulina celebraram, no último dia 04/05, a profissão perpétua do clérigo Guilherme César da Silva, na paróquia Santo Inácio de Loiola, em São Paulo–SP. Familiares e amigos estiveram presentes na solene celebração presidida pelo Pe. Luiz Miguel Duarte, que, na homilia, destacou a importância deste acontecimento no Ano Vocacional da Família Paulina. Salientou também a riqueza que a vida religiosa tem para a Igreja e o mundo. Ele assim disse:

“O ideal da vida religiosa é belo, interessante e talvez mesmo atraente. Doar a própria vida a Deus em favor do povo! É aproximar-nos muito do jeito de ser e de agir de Jesus. Ele fez isso: viveu inteiramente para fazer a vontade do Pai e colocar-se a serviço das pessoas, principalmente dos pobres e dos que estavam abertos para acolher o Reino de Deus. Mas, assim como acontece na comunidade cristã, também na vida religiosa há conflitos, porque é composta de pessoas imperfeitas”.

Por isso, Pe. Luiz Miguel quis resgatar umas instruções do Pe. Alberione sobre o exercício da consagração e da vida comunitária, na certeza de que o jovem Guilherme não iria se assustar, porque já vive esta experiência: “O estado religioso possui muitos aspectos bons; mas também incômodos e perigos a todo instante, que são “os ossos do ofício”: – perigo de receber ordens desagradáveis, penosas, dolorosas; – perigo de cair nas mãos de um superior antipático e severo, e entre irmãos pouco agradáveis; – perigo de ser mal interpretado e colocado de lado; e quantos já sofreram essa provação!... – perigo de ser destinado a lugares difíceis, inclusive para a saúde; – perigo de ser transferido de repente; – perigo de receber uma tarefa ingrata, que pode parecer também desproporcional. E quando o perigo se tornar realidade? Olhar, então, para Jesus: “Seja feita não a minha, mas a tua vontade”. {UPS I 525}

Ao final da celebração, foi lida a mensagem do Superior Geral, Pe. Valdir José de Castro, para a ocasião. O clérigo Guilherme César agradeceu a todos os presentes e destacou sua gratidão por todos aqueles que o acompanharam na formação ao longo dos anos de caminhada. Após a Missa, houve um almoço festivo, na companhia de alguns convidados.

 

Autor do livro “O Sínodo para a Amazônia", o Cardeal Dom Cláudio Hummes concedeu uma entrevista à PAULUS Editora, na qual fala sobre o seu trabalho na REPAM (Rede Eclesial Pan-Amazônica) e as suas expectativas sobre o próximo Sínodo dos Bispos, que será realizado em Outubro de 2019 em Roma, sobre o tema: “Amazônia: novos caminho para a Igreja e para uma ecologia integral”. Confira a entrevista aqui: 

Más artículos...