20
Mar, Ago

Istituti - Notizie

At the chapel of the Society of St Paul in Canfield Ohio, Paul Brenner on the feast of the Transfiguration made his perpetual profession as a Gabrielite. Paul has a M.A. in criminal justice from Youngstown State University, has assisted in the Society’s production of T.V. Mass for shut-ins, and is deeply involved in his home parish, especially the maintenance of its website. The Mass was presided over by Fr. Jeffrey Mickler, head of the Institute in the United States, together with Fr. Tony Bautista Provincial of the USA and Fr. James Korda, president of the CTNY (Catholic Television Network of Youngstown). Fr. Matthew Roehrig, superior of the community, took care of the animation of the celebration. They were present besides Paul's parents, members of the Society of St Paul and friends. A lunch in the community ended the morning in fraternity.

O dia 14 de julho, 15º Domingo do Tempo Comum, foi um dia especial para o Pe. Gerson Bastos Filho. O motivo foi o seu ingresso na etapa formativa do Noviciado no Instituto Paulino de Vida Secular Consagrada Jesus Sacerdote.

A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Gabriel Marchesi, Bispo da Diocese de Floresta (Pernambuco). O local foi a Capela do Seminário Diocesano Dom Hélder Câmara, em Floresta.

Pe. Gerson Bastos Filho nasceu aos 17 de novembro de 1989 em Floresta. No dia 29 de setembro de 2017, na Catedral de Floresta, foi ordenado presbítero através da oração consecratória e imposição das mãos de Dom Gabriel Marchesi.

Em 2018 foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia de Santo Antônio de Pádua em Ibimirim (Pernambuco). No dia 06 de janeiro de 2019, assumiu o serviço de Administrador Paroquial da mesma Paróquia.

Pe. Gerson ingressou no Instituto Jesus Sacerdote no dia 19 de março de 2018, Solenidade de São José. O seu ingresso no Postulado foi no dia 17 de janeiro de 2019, Memória de Santo Antão.

No momento de entregar o Estatuto do Instituto Jesus Sacerdote ao Pe. Gerson, Dom Gabriel assim expressou-se com as palavras do Ritual de Ingresso no Noviciado: “Observa-o fielmente, para chegares à caridade perfeita e teres grande prêmio nos céus”.

Agradecemos ao Senhor da Messe pelo chamado feito ao Pe. Gerson para segui-lo como Presbítero Diocesano e, agora, como Noviço do Instituto Jesus Sacerdote. Que neste Ano Vocacional da Família Paulina, muitos outros Sacerdotes do Clero Diocesano sintam o chamado para fazer parte da nossa “admirável Família Paulina”.

 

Os Paulinos da Comunidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, reuniram-se na manhã do dia 02 de junho, às 10h, na Capela da Comunidade, para participarem da Celebração Eucarística. As motivações principais foram: A Solenidade da Ascensão do Senhor. O 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema: “‘Somos membros uns dos outros’ (Ef 4,25). Das comunidades de redes sociais à comunidade humana”. O início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e a Profissão Perpétua do Pe. Airton Machado Gusmão no Instituto Paulino de Vida Secular Consagrada Jesus sacerdote.

Pe. Airton nasceu em Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, aos 23 de janeiro de 1965. No dia 05 de dezembro de 1992 foi ordenado presbítero por Dom Laurindo Guizzardi, da Diocese de Bagé (Rio Grande do Sul). Ingressou no Instituto Jesus Sacerdote no dia 18 de agosto de 2009; no Postulado em 24 de abril de 2011; no Noviciado em 27 de janeiro de 2012. Emitiu os Primeiros Votos Religiosos no dia 24 de janeiro de 2014. A Primeira Renovação dos Votos foi no dia 25 de janeiro de 2015, a Segunda Renovação em 23 de janeiro de 2016 e a Terceira Renovação (Bienal) em 25 de janeiro de 2017.

Pe. Airton é Pároco da Paróquia São Sebastião, Catedral, em Bagé, Coordenador Diocesano de Pastoral, ajudando no Boletim Diocesano “Participação” e em outros Meios de Comunicação Social, desde 2015. Em 18 de março de 2019 foi nomeado Vigário Geral da Diocese de Bagé.

A solene Celebração Eucarística foi presidida pelo Delegado Provincial do Instituto Jesus Sacerdote, Pe. Antônio Lúcio, que, em sua homilia afirmou: “O Estatuto do Instituto Jesus Sacerdote, Pe. Airton, que você estudou e bem o conhece, ‘indica um caminho e garante, ao mesmo tempo, que esse caminho leva à plena realização da vontade de Deus e à santidade’. Compete a você, agora, o empenho de assumi-lo e traduzi-lo na concretização da sua vida cotidiana, como vem fazendo durante estes cinco anos de pertença ao Instituto, desde a sua Primeira Profissão Religiosa no dia 24 de janeiro de 2014”.

E concluiu: “O seu sacerdócio, Pe. Airton, é um dom precioso para a Igreja, para a Diocese de Bagé (RS), para a Família Paulina, para sua família e para todos nós. (...) Pe. Airton, você emite a sua Profissão Perpétua num ano significativo: estamos vivendo o Ano Vocacional da Família Paulina! Suplico a Maria Mãe, Mestra e Rainha dos Apóstolos, para que ela possa continuar sendo sua companheira de viagem na vivência do seu sacerdócio e apostolado”.

20190602-igs-bra-profperpNo final da Santa Missa o neoprofesso foi presenteado com a imagem de São Paulo Apóstolo, Patrono da Família Paulina. A manhã foi concluída com um almoço fraterno.

Más artículos...